Planejamento estratégico para pequenas empresas: 10 dicas para transformar seu negócio
Dentro de minhas práticas de planejamento, trabalho com todos os tipos imagináveis de pequenos negócios. As empresas maiores são mais propensas a se engajar no planejamento estratégico, não porque seja mais relevante para elas, mas porque tendem a contar com profissionais para lidar exclusivamente com os impactos que um plano estratégico pode ter sobre a lucratividade e a sustentabilidade de suas atividades.
Já nos pequenos e médios negócios, apenas uma minoria se envolvem em algum tipo de processo de planejamento estratégico, com vários graus de formalidade. Você pode estar se perguntando, por que nem todo mundo quer um plano?
É preciso começar entendendo a psicologia subjacente. Caímos em uma armadilha, onde a natureza urgente do trabalho de hoje sempre tem precedência sobre a estratégia. Sentimos maior realização por terminar tarefas de rotina do que atacar projetos maiores que agregam valor empresarial, mas podem levar meses para serem concluídos.
Para ser justo, as pequenas empresas precisam de mais recursos do que as grandes. Eles não têm pessoas dedicadas a atividades como pesquisa e desenvolvimento. Mas, independentemente do tamanho, todo empresário deve encontrar tempo para pensar no futuro de sua empresa. Não é raro encontrar empreendedores que têm medo de não conseguirem se sustentar ou de sustentar seus negócios. A pressão sobre os proprietários de pequenas empresas é imensa, e um processo de planejamento cuidadoso pode traçar um curso para um futuro de sucesso, com mais clareza e menos estresse.
Uma coisa que descobri é que muitos empreendedores têm um plano na cabeça e têm a impressão de que isso é bom o suficiente; não é. A falta de clareza se manifesta em tomadas de decisão inadequadas sobre novos produtos, quem contratar, onde contratar uma equipe de vendas e que equipamento comprar. Quando essas decisões são tomadas em um vácuo e sem dados e contexto suficientes, uma equipe de gerenciamento tem que gastar muito tempo corrigindo erros. É por isso que a noção de que não temos tempo para planejar é apenas uma racionalização (pode-se até chamar de desculpa). Quanto maior a proporção de nosso tempo que gastamos planejando (em vez de reagir), menos tempo gastamos.
Outros proprietários de pequenas empresas irão racionalizar que eles não podem planejar porque o mundo é um lugar volátil; e isso é verdade. Mas as empresas que planejam o que podem controlar estão em melhor posição para reagir às coisas que não podem.
Portanto, aqui estão 10 etapas para que as pequenas empresas construam um processo de planejamento estratégico de sucesso:
1. Compartilhe com as pessoas certas
Freqüentemente, os proprietários de empresas resistem a compartilhar informações por medo de que elas acabem nas mãos erradas. Portanto, eles mantêm um círculo restrito sobre com quem têm conversas estratégicas. O problema com isso é que as pessoas mais próximas dos clientes são as que têm mais informações sobre seus problemas e soluções potenciais. Em muitas empresas, os empreendedores não estão dispostos a compartilhar suas opiniões. Nós encorajamos nossos clientes a incluir tantas pessoas em quem eles possam confiar (e que possam pensar estrategicamente) em seu processo de planejamento estratégico, e isso tende a ser um círculo mais amplo do que eles poderiam esperar.
2. Guie-se por dados
Ter acesso a dados de mercado pertinentes é a barreira número um para a maioria das pequenas empresas. Há uma grande quantidade de informações gratuitas disponíveis em fontes públicas e ferramentas de pesquisa de baixo custo.
Além disso, as empresas costumam fazer um trabalho ruim na captura e mineração de dados internos. Cada empresa deve segmentar seus relatórios por canal, cliente, categorias de produto, etc. Pesquisar os participantes de sua estratégia também é uma maneira útil de reunir informações e classificar questões estratégicas por importância.
3. Planejamento exige preparação
O planejamento é um processo em que se é lixo que entra, é lixo que sai. Cada pessoa que participa do planejamento estratégico esteja realmente aberto para conversar sobre estratégia, ou seja, que esteja disposto a buscar e desenvolver informações e aprender mais sobre a mecânica do negócio e do mercado.
4. Formalize seu plano
Os empreendedores têm muita ansiedade em escrever um plano, mas na verdade essa é a parte mais fácil se você tiver feito a lição de casa. No momento de formalizar o planejamento, conte com componentes como o resumo executivo, projeções financeiras, análise SWOT, fatores externos, mercado / análise competitiva, mapa de visão e plano de ação.
5. Foco no crescimento e valor
Freqüentemente, as empresas se engajam no planejamento operacional e o chamam de planejamento estratégico. Continuar a fazer o que você sempre fez não é estratégia de forma alguma (a menos que você tenha ponderado as alternativas). Concentre-se em como você fará o negócio crescer e, em particular, quais inovações de produto ou serviço melhorarão a experiência do cliente.
7. Organize em torno de objetivos estratégicos e um plano de ação
A principal coisa que deve surgir de um plano estratégico é a unidade em torno de quatro ou cinco objetivos abrangentes que servem de roteiro para a equipe de gestão. Eles devem ser ilustrados em alguma forma de mapa de visão que possa ser compartilhado com os gerentes (e talvez todos os funcionários) em toda a empresa.
Não queira estar entre as empresas que realizam sessões de planejamento mas que não conseguem colocar sua estratégia em ação. Nem mesmo se preocupe em fazer o planejamento estratégico se você não sair dele com um plano de ação com um campeão atribuído e datas de vencimento. Quando os itens de ação são organizados por objetivos, os objetivos permanecem vivos mesmo depois que os itens de ação são concluídos.
8. Torne o planejamento parte da cultura
As empresas de maior sucesso que conheço são aquelas com a intenção clara de converter seu plano estratégico em seu DNA. Eles fazem isso por meio de:
- Compartilhamento da sua visão com um amplo grupo de pessoas;
- Vincule sua gestão de desempenho (incluindo planos de incentivos) à estratégia;
- Comemorar as vitórias e envolver seus colaboradores e parceiros no processo.
9. Execute implacavelmente
Como Mike Tyson disse uma vez, “todo mundo tem um plano até levar um soco na boca”.
Se você tirar apenas uma coisa deste post, deveria ser o seguinte: TENHA UMA ROTINA PERIÓDICA PARA REVER A ESTRATÉGIA E O PLANO DE AÇÃO.
10. Pense como um processo, não como um evento
As empresas operam em todos os tipos de ciclos. Quer você se envolva no planejamento estratégico anual ou trimestral, deve ser um processo repetível (estratégia, orçamento, gestão de desempenho, plano de ação).
Grandes líderes inspiram outros com sua visão. Eles não caem na armadilha de serem operadores todos os dias sem conexão com a estratégia mais ampla. Reforce seu plano todos os dias, até que todos ao redor do seu negócio entendam e compactuem com sua visão.
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