fbpx

Entenda o que é um Assessment e suas vantagens para o empreendedor

Assessment (que traduzido para o português, significa avaliação) é uma metodologia de avaliação que pode contemplar questionários, exercícios simulados, entrevistas ou outras ferramentas de avaliação, cujo objetivo é fazer um diagnóstico objetivo das habilidades, competências, aptidões cognitivas, motivações ou resultados de um profissional.

Em 1960, David McClelland introduziu o conceito de Competências como sendo a conjugação de conhecimentos, capacidades e atitudes para obter desempenho em um trabalho específico, sob determinadas condições. Com o desenvolvimento das teorias da administração de recursos humanos, os assessments se tornaram ferramentas muito utilizadas por profissionais de RH para tentar analisar e avaliar tais competências. Hoje existem inúmeras metodologias que permitem esse tipo de avaliação e que podem ser plenamente utilizadas no universo do empreendedorismo.

Uma das principais vantagens de realizar tais avaliações é poder identificar o tipo de perfil que um empreendedor tem e traçar estratégias para que ele se desenvolva profissionalmente e ajude o seu negócio a se desenvolver.

Identificando quais características estão presentes, fica mais fácil avaliar em quais posições o empreendedor pode atuar melhor e também identificar aqueles lugares onde ele precisa se desenvolver mais ou encontrar outros profissionais que tenham mais afinidade para assumir tais posições.

Com as pessoas certas nos lugares certos, um negócio tem muito mais chances de se desenvolver e se manter sustentável.

Dentre os métodos mais conhecidos, podemos listar:

QEMP: é um assessment baseado em competências e apresenta 99 afirmações que avaliam 6 pilares do empreendedorismo, entre eles a prototipação, conhecimento do mercado e perfil empreendedor. Além disso, o QEMP também avalia 4 dimensões pessoais de modo contextual (com foco em um negócio ou novo negócio).

DISC: é um inventário comportamental que apresenta 4 categorias de comportamento: Dominance (dominância), Influence (influência), Steadiness (estabilidade), Conscientiousness (conformidade). O resultado do teste indica se o indivíduo possui um perfil alto ou baixo para cada uma das 4 características apontadas.

MTBI: é um método de diagnóstico de perfil comportamental que descreve 16 personalidades que resultam da combinação de 4 tipos de comportamento combinados com outros 4.

CliftonStrengths: é uma avaliação para quem quer reconhecer os talentos, “padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sentimento ou comportamento”, suas habilidades naturais e inatas e que podem ser aplicadas de maneira produtiva. A avaliação visa ajudar a transformar esses talentos em pontos fortes.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress