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Como elaborar um plano estratégico para sua pequena empresa

Ao se preparar para o futuro do seu negócio, você deve estar ciente da importância dos planos estratégicos para ajudar a manter o seu negócio nos trilhos.

Conheça as diferenças entre um plano estratégico e um plano de negócios

Um plano de negócios enfoca a viabilidade de uma empresa e geralmente cobre não mais do que o ano seguinte. Os planos de negócios também são usados ​​regularmente nos estágios iniciais de iniciar um negócio e podem incluir a obtenção de financiamento e o desenvolvimento de todos os aspectos do negócio antes de começar. Durante esta fase, você deve investigar o mercado e estabelecer metas financeiras realistas para criar seu plano de negócios.

Já o plano estratégico é mais conceitual e dinâmico. Ele serve como um roteiro para que sua pequena empresa alcance seus objetivos. Ele permite que você avalie o desempenho, os pontos fortes e fracos de sua empresa ao longo do tempo. Ao revisitar o plano regularmente, você pode analisar e atualizar as metas de marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, operacionais e de receita para alcançar os resultados desejados.

Escreva sua declaração de missão

A primeira etapa para criar seu plano estratégico é redigir a declaração de missão de sua empresa. Sua declaração de missão pode variar de uma frase a vários parágrafos, mas deve transmitir o propósito de sua empresa aos clientes, funcionários e comunidade.

  • Ao desenvolver uma declaração de missão, certifique-se de que a declaração responderá às seguintes perguntas:
  • Qual é a sua pequena empresa? Que tipo de organização você está criando?
  • Quais são seus produtos ou serviços?
  • Quais são seus mercados-alvo?
  • Quem é seu cliente ideal?
  • Quem é o seu funcionário ideal? Quais são as habilidades desejadas nos membros da equipe?
  • Quais são seus objetivos de longo prazo?

Depois de responder a essas perguntas, desenvolva uma mensagem sucinta que possa ser facilmente digerida por qualquer pessoa que a ler.

Defina um tempo para reavaliar seu plano

Para criar ou atualizar seu plano estratégico, avalie as operações atuais. Periodicamente, você deve fazer um inventário de seu negócio e ver para onde está indo, o que está funcionando e o que não está. Ao reavaliar seu plano, concentre-se nas seis áreas a seguir para determinar o estado de sua pequena empresa:

  • Seus clientes

Quem são seus clientes atuais? Como você descreveria seu relacionamento com eles? Quem são seus clientes em potencial? Como você pode atraí-los?

Como usar essas informações: Desenvolva novos produtos para seus clientes ideais, descubra novas maneiras de se conectar com os clientes ou mude seus esforços de marketing.

  • Seus produtos ou serviços

Quais são seus produtos e serviços? Como eles são únicos? Quais são seus benefícios? Quais não estão vendendo bem? Quais são seus planos para os de baixo desempenho? Você ouve solicitações frequentes de clientes?

Como usar essas informações: determine quais produtos ou serviços devem permanecer em sua programação, quais devem sair e o que você pode adicionar para criar uma experiência melhor para os clientes.

  • Seu desempenho financeiro

Depois de revisar as demonstrações financeiras anteriores, suas vendas estão crescendo? O que você poderia mudar para melhorar o desempenho? Como você pode atingir esse objetivo?

Como usar essas informações: Observe atentamente suas vendas para determinar onde você pode aumentar a receita ou cortar despesas para criar um melhor retorno sobre o investimento.

  • Suas operações

O seu negócio está funcionando bem? Os funcionários reclamam de processos ineficazes? Como você pode agilizar as operações? Existem soluções tecnológicas acessíveis?

Como usar essas informações: Converse com seus funcionários sobre as maneiras pelas quais os negócios podem ser simplificados. A criação de um ambiente de trabalho melhor geralmente resulta em funcionários mais felizes e produtivos.

  • Sua vantagem competitiva

O que torna sua empresa única? Considere sua cultura, localização, recursos, equipe, tecnologia e preços.

Como usar essas informações: Descubra o que faz sua empresa se destacar e use essas qualidades para mostrar por que sua empresa é tão especial.

  • Seu ambiente

Quais fatores externos, como investidores, influenciam seu negócio? Quem são seus concorrentes? Como eles afetam seu negócio?

Como usar essas informações: Saber quais fatores externos podem influenciar seus negócios muda a forma como você faz negócios. Reconheça quando os concorrentes estão fazendo algo único e fique à frente da concorrência.

Determinar e implementar metas

Depois de criar ou reavaliar seu plano, você notará áreas potenciais de melhoria. Escolha seus 3 ou 4 objetivos principais viáveis. As metas são qualitativas, como fornecer melhor atendimento ao cliente, ou quantitativas, como aumentar os lucros em 5%. Eles geralmente estão focados no desempenho geral, desempenho financeiro, operações e prazos.

Com sua lista de objetivos em mãos, como você os alcançará? Uma boa técnica para examinar as melhores soluções é uma análise de cenário. Isso envolve fazer perguntas do tipo “se-então” – se eu mudar X, qual será o resultado? Você e sua equipe podem realizar uma análise de cenário de cada ação e escrever os resultados possíveis. Essas técnicas irão guiá-lo para criar seu novo plano estratégico.

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